Nutrição e Feridas Crônicas
- Enf. Caroline Sanches
- 9 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
A nutrição é muito importante para reparação tecidual!

Diferentes estados nutricionais têm efeitos negativos sobre a cicatrização como a obesidade, a desnutrição e circunstâncias adversas específicas como a desidratação, a infecção e a hiperglicemia. A nutrição e a cicatrização estão ligadas, pois a deficiência nutricional pode debilitar o sistema imunológico e interferir no processo natural da cicatrização.
A desnutrição está ligada a deficiência de nutrientes essenciais e não necessariamente a diminuição do consumo alimentar. Uma desnutrição prolongada pode comprometer o sistema imunológico, acentuar a perda muscular e diminuir os níveis de proteínas no organismo favorecendo o atraso na cicatrização, da mesma maneira que o excesso de energia conduzirá a problemas metabólicos como altos níveis de glicemia e colesterol e alteração hepática.
O rastreio nutricional é fundamental e as perguntas a seguir devem ser respondidas:
Qual é a condição atual?
A condição é estável?
A situação pode piorar?
O processo da doença acelera a deterioração nutricional?
Existem diversos instrumentos para avaliação nutricional que podem ser utilizados para realizar o rastreio nutricional e determinar as ações que devem ser tomadas. Além de parâmetros antropométricos e bioquímicos.
Diante disso é possível compreender a importância da nutrição adequada para atingir a cicatrização de feridas crônicas. Os pacientes da Sanar Feridas são avaliados de forma integral, conduta importante para alcançar o sucesso do tratamento.
Enf. Caroline Sanches - Coren/PR - 470.697
Gostaria de saber obre a nutrição