Tratamento de úlcera venosa
- Enf. Caroline Sanches
- 23 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de abr. de 2020
A úlcera venosa é definida como uma lesão na perna ou no pé que acontece em razão da dificuldade do retorno de sangue dos membros inferiores. Normalmente, o sangue flui das veias superficiais para as veias profundas para retornar ao coração contra a gravidade, e essa dificuldade de retorno sanguíneo ocorre em consequência da insuficiência venosa crônica, que resulta de uma disfunção no sistema venoso profundo e superficial.

As úlceras venosas podem ser únicas ou múltiplas, superficiais no início, porém podem tornar-se profundas com a progressão. A dor, geralmente, de leve a moderada, também pode ser extrema, provocada pelo processo inflamatório crônico e pelos nervos feridos, piora no final do dia e melhora com a elevação das pernas. Para o tratamento da lesão, indica-se a terapia compressiva, que auxilia no retorno venoso, bem como o tratamento da ferida.
Abordagem terapêutica
Controle da doença de base
Tratamento da ferida
Elevação dos membros inferiores
Abstenção de álcool e cigarro
Terapia compressiva
Medicação e/ou cirurgia (se necessário)
A avaliação e o tratamento dessas lesões devem ser realizados por profissional especializado a fim de identificar os possíveis fatores que afetam a cicatrização e determinar o melhor tratamento.
Enf. Caroline Sanches - Coren/PR - 470.697
Eu recomendo! Uma ótima profissional, material todo esterilizado, super competente.